Caminho: Longo x Curto
“Quando Faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem ao Egito.”
(Ex 13.17)
Uma das histórias bíblicas mais extraordinárias é a forma como Deus conduziu seu povo para fora do Egito até o deserto, e ali preservou Israel, com vistas à entrada final na Terra Prometida.
A rota mais curta atravessava o território dos filisteus na direção de Berseba e do Neguebe. Esse caminho seguia ao longo das margens do Mediterrâneo e era uma estrada militar utilizada pelos egípcios. Em sua sabedoria, Deus guiou o povo de Israel por um caminho diferente, na direção do Monte Sinai, evitando qualquer confronto possível com potências estrangeiras, incluindo o Egito.
Não sabemos qual foi a rota exata e nem as razões, porém, uma das possíveis causas poderia ser de Israel, ao confrontar-se com dificuldades poderia retroceder, especialmente se irrompesse guerra aberta.
Em alguns momentos de nossa vida, encurtar o caminho pode ser um desastre. Apesar de avaliações positivas do Waze nas lojas de aplicativos do Google e da Apple, o aplicativo de localização geográfica vem colocando alguns usuários em situações de risco de vida. Waze oferece “atalhos” no trânsito.
Não tenha dúvidas, pois se Deus está te levando por longas distâncias é porque está aproveitando a caminhada para trabalhar em seu caráter, firmar sua fé e lhe dar novas habilidades, pois o caminho mais curto pode não ser o melhor. A semelhança do que ele fez com os que permaneceram fiéis, ele vai te levar à Terra Prometida. Maranata!
Marcos Werton
Para mais devocionais acesse: https://bit.ly/revistaelos53