Tenha Compaixão
“Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
(Lucas 18.38)
Bartimeu era um cego e mendigo, que vivia de esmolas à beira do caminho para a cidade de Jericó. A boa fama de Jesus percorreu aquela região. Por onde Ele passasse, uma multidão o acompanhava. A notícia da chegada de Jesus o motivou, e não poderia deixar passar a oportunidade. Diante da dificuldade, tomou a mais importante decisão: chamou por Jesus. Algumas pessoas o repreenderam, mas ele insistiu e Jesus o atendeu. Ele voltou a enxergar e se juntou ao grupo que acompanhava o Mestre.
A insistência de Bartimeu pela cura e pela tentativa de sair daquela condição miserável é emocionante e nos fornece importantes lições. Hoje em dia há pessoas que se acomodam diante das adversidades e parecem preferir viver de favores. Ter alguma deficiência não é sinal de inferioridade, fraqueza, vergonha nem de incapacidade. A bem da verdade, todos nós temos deficiências em alguma área da vida. Ninguém é perfeito. Seja compassivo e não fique indiferente às diferenças.
Cuide dos necessitados, proteja a quem Deus ama e tenha misericórdia dos que sofrem. O que você pode fazer para melhorar a vida de alguém hoje?
José Paulo Moura Antunes
Para mais devocionais acesse: https://revistaelos.wordpress.com/