Detox Mental
“Portanto, estejam com a mente preparada….”
(1 Pedro 1.13)
De uns tempos pra cá, uma palavra foi criada e trazida para nosso vocabulário e utilizada com uma constância impressionante: detox, uma possível adaptação do sentido original presente na palavra desintoxicação.
A ideia é utilizar de algo bastante natural e com propriedades tais que sejam capazes de purificar o organismo das substâncias tóxicas que diminuem sua eficiência.
Ok. Já temos uma proposta de detox para o corpo, mas confesso que fiquei pensando no que intoxica a mente… Há um padrão nesse mundo que não faz bem algum à mente humana. Esse padrão tem levado as pessoas para longe de Deus, o que é uma tragédia. Sob a batuta de uma narrativa que exalta o homem a ponto de lhe imputar toda capacidade de autodeterminar seus próprios caminhos, sem necessitar de orientação, de ajuda, de Deus, resulta em que estamos vendo como resultado nada mais nada menos do que decadência.
Aliás, essa pseudoliberdade, revelada sob a forma de vícios os mais danosos e de práticas aviltantes e mesmo perigosas, não pode mais enganar você.
Olhe para dentro de você mesmo. Isso está funcionando?
“Faça o que quiser”, “Tô nem aí”, “Primeiro eu, depois eu”, “Não me importo com mais nada”. Tenho certeza de que há concordância aqui: esse modo de vida não está resultando em nada saudável. Foi por isso que falei do detox.
Foi por isso que cogitei a possibilidade de um detox para a mente…
E não se assuste com minha próxima afirmação: a Bíblia já falava sobre isso há muito tempo. Paulo, o grande apóstolo, escreveu numa de suas cartas o que viria a ser o detox definitivo para a mente: “Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela RENOVAÇÃO da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).
Entendeu? O padrão do mundo sempre foi danoso em qualquer tempo. Não seria diferente agora. Portanto, eu o estimulo a uma mudança. Coloque outro padrão no lugar desse que porventura insiste em ditar as regras da sua vida. Substitua-o pelo padrão de Jesus Cristo. Integralmente. Tenho certeza que o resultado vai surpreender você!
Rogério Luis
Para mais devocionais acesse: https://bit.ly/revistaelos53