Reino de Deus: Presente e Futuro
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como ele é, o veremos”
(1João 3.2)
O reino presente (já) e o reino futuro (ainda não) têm impacto em nossa vida. As informações encontradas nos evangelhos sinóticos e nas epístolas gerais consideram o Reino de Deus uma realidade presente e também uma realidade futura.
No presente, o Reino inaugura a realidade da salvação e no futuro esclarece o presente como tempo de decisão de alcançá-lo.
No presente revela uma imagem determinada de um Deus apaixonado pelo ser humano, o Deus que ama o ser humano simplesmente porque é ser humano e por isso não impõe condições inalcançáveis. Cada pessoa é especial para Jesus e não precisa fazer barganhas para experimentar esse amor. O reino de Deus no presente é ele, Jesus, o tempo todo procurando obstinadamente você para inundá-lo de amor. No entanto, sair da armadura e deixar de ser cavaleiro e cavaleira solitária é fundamental para que você experimente o poder de Cristo quando vivemos na unidade da igreja.
A união com Cristo na terra “já” é a participação no mistério glorioso, mesmo que “ainda não” plenamente. Uma fé que não produz santidade de vida, justiça, amor e paz é considerada estéril e infrutífera. Por isso, cada membro de Cristo é convocado a buscar viver ao máximo a vida nova, reservada à consumação final. Maranata!
Marcos Werton
Para mais devocionais acesse: https://bit.ly/revistaelos53